Empreendedorismo

Valorização do Capital Intelectual: os colaboradores

Amilcar tchinguelessy dando um oí
Amilcar Tchinguelessy
#
min de leitura

Não se pode julgar o peixe pela habilidade de subir a árvore.

Nalgum momento acredito que todos nós temos pelo menos uma história em relação a desvalorização do nosso trabalho, às vezes até parece que todos os anos de estudo e formação, não nos serviram de nada.

Acredite, é uma sensação terrível, parece que todo o trabalho feito anteriormente foi uma perda de tempo, recurso e energia.

É por isso que como líder e gestor, você deve valorizar o trabalho do seu colaborador, dar feedbacks construtivos e sugerir ajustes, para que no futuro, ele não seja mais uma pessoa que tem histórias ruins como descrito acima.

O poder dos feedbacks e sua importância

Dar um feedback não é apenas falar “ok, isto serve” ou “refaça, está péssimo”.

Um feedback é sobre como o trabalho de um colaborador deve ser, acima de tudo, claro e explicativo.

Ao invés de dizer que algo está péssimo, procure falar de forma que não vá ofender o colaborador. Mostre o que deve ser ajustado, sugira novas ideias para colocar no lugar de outras e no fim, seja sincero, não minta, e trate seu colaborador como quem ele é: uma pessoa que está fazendo o que gosta e dando o seu melhor para agradar todas as partes envolvidas.

Exalte as competências e habilidade: elogie

Quando o time certo está alinhado e trabalhando em conjunto, as coisas tendem a sair do papel e se tornar realidade muito rapidamente. Quando as coisas dão certo, procure elogiar o trabalho dos colaboradores, mostre o que mais gostou e fale sobre características do trabalho que merecem destaque.

Essa é uma excelente prática para manter a motivação entre a equipe. Um simples elogio pode mudar tudo, porque nada é melhor do que se sentir valorizado.

Inspire e ensine

Para que o entusiasmo entre a equipe continue, você como gestor, deve sempre ensinar e inspirar, afinal de contas, é provável que você tenha muitas experiências de vida e de outros negócios.

Prepare eventos, palestras, ofereça capacitações e treinamentos, mostre que você não está presente apenas para trabalhar, mostre que está presente para tudo o que precisar, para inspirar e ensinar a todos, e naturalmente também aprender com o time.

Porque valorizar o trabalho de alguém?

Sabemos que cada pessoa tem habilidades únicas, e ter pessoas competentes e que estejam dispostas a trabalhar com você, pode ser bem difícil de encontrar, mas se as encontrar, não deixe que saiam do seu lado.

Valorizar e motivar essas pessoas, para continuar ao seu lado, é um trabalho que nunca para. Não basta elogiar e ver o bom trabalho uma vez por ano, esses feedbacks tem que ser constantes. Procure realizar reuniões semanais para discutir sobre a semana, sobre os aspectos a melhorar e feedbacks sobre o trabalho de uma forma geral.

Concluindo

Valorizar alguém pelo trabalho, não é apenas falar que ela manda bem, mas mostrar que todo o conhecimento e técnicas que essa pessoa possui, serão utilizados para ajudar outras pessoas. Não há nada mais gratificante do que transpassar isso para o seu colaborador, que o trabalho dele é importante para a empresa e inspirador para o mundo. Mostre que a presença do seu colaborador é tão importante quanto a sua, gestor.

E não esqueça seja você mesmo, esse é o seu maior diferencial.

Amilcar tchinguelessy dando um oí
Amilcar Tchinguelessy
Business Coach

Estou aqui para compartilhar minha experiência e ajudar você a trilhar seu próprio caminho de sucesso.