Hoje, é muito normal estar o tempo todo conectado na internet, seja nas redes sociais, comprando ou interagindo através de mensagens com a família e amigos, e a cada dia que passa essa tecnologia só tende a aumentar.
Embora a tecnologia seja benéfica em termos sociais de interação, já que mesmo em grandes distâncias ainda há maneiras de se comunicar, e também vendas e promoção de marcas, o uso exagerado do digital (assim como qualquer outra coisa em excesso) pode fazer mal.
O que é a alienação digital?
A alienação digital pode ser definida como a incapacidade de agir e pensar por si próprio e também uma grande dependência ou exagero ao usar as tecnologias.
Um bom exemplo de alienação e excessividade de telas, é no filme Wall-E da Disney Pixar, onde os humanos já destruíram a Terra com poluição e lixo, e agora vivem em uma nave no espaço que é toda controlada por robôs.
Os humanos em si estão vivos, mas suas vidas, como vemos no filme, são totalmente baseadas em ficar deitados, comendo enquanto passam o dia em frente a uma tela assistindo algo. Não andam, não interagem pessoalmente com outras pessoas e simplesmente não fazem nada.
Hoje ninguém consegue viver sem o telefone e as tecnologias, pois são facilitadoras e consideradas quase que uma extensão de nossos corpos.
Se precisarmos anotar algo, já não utilizamos mais um bloco de papel e sim um aplicativo. Se devemos visitar alguém, já não é necessário, pois temos chamadas de vídeo que podem ser feitas de uma ponta a outra do mundo. Se estamos com fome, pedimos um delivery.
Entende onde quero chegar?
O uso exagerado de tecnologia
A tecnologia veio sim para facilitar a nossa vida, mas ser totalmente dependente dela a ponto de não conseguir realizar atividades básicas sem o telefone é algo um tanto preocupante.
Ficar preso por horas nos dispositivos eletrônicos, apenas deslizando a tela do feed é uma forma de alienação bem severa, onde já perdemos até mesmo a noção de tempo e realidade.
Já nem prestamos a atenção no que comemos ou na quantidade, estamos absortos e hipnotizados demais para dar atenção a isso.
Inclusive, crianças estão sendo colocadas no mundo digital muito cedo. Não é difícil encontrar uma criança que sabe mexer em um telefone ou iPad antes mesmo de aprender a andar ou falar.
O acesso de tecnologias e computadores deveriam ser utilizados de formas saudáveis e não de modo excessivo. Tudo deve ser usado com moderação.
Outro filme que pode ser citado, como uma forma de dependência do telefone, é o filme “Ela” interpretado por Joaquin Phoenix, onde o protagonista, após o término de um namoro, se vê apaixonado por um sistema operacional que se comunicava por voz e o ajudava no dia-a-dia com seu trabalho e demais acontecimentos.
O filme foi super bem-vindo pela crítica, sendo um romance muito bem feito e estruturado.
Notícias pela metade
Uma outra forma de alienação, que pode ser proveniente da TV ou rádio, é viver em um mundo onde você não tem a verdade por trás do fato, ou seja, as grandes mídias não passam totalmente a informação.
Se algo X está dando uma grande dor de cabeça para o mundo, as pessoas que estão no poder mascaram a verdade e deixam que o povo fique na esperança que está tudo bem. Por isso é importante buscar as informações verdadeiras e formar as próprias opiniões.
Por isso vivo dizendo quanto menos vejo TV mas informado eu me torno. Para mim as TVs desenformam ao invés de informar.
A alienação na internet
Hoje, por causa de muitos influenciadores da Internet, buscamos alguém para basear nossas opiniões, ou seja, esperamos ouvir a opinião do outro para formar a nossa própria. Coisas como “Se fulano gosta de chocolate branco, então eu também gosto”.
É natural mudar de opinião ouvindo outras opiniões, mas deixar de acreditar em algo porque você gosta de uma pessoa que tem um ponto de vista diferente, é quase a mesma coisa que se auto sabotar e enganar a si mesmo.
Esse tipo de coisa pode até influenciar em opiniões de forma negativa, no caso, aprovar e apoiar algum crime que foi cometido pela celebridade que você gosta.
Concluindo
Lembrando que este artigo não serve para forçá-lo a largar seu aparelho e nunca mais olhar para eles, porque sabemos que a comunicação entre as pessoas é necessária.
A questão que este artigo quer abordar é que devemos nos policiar quanto ao uso da tecnologia e se está realmente nos fazendo bem frequentar por tantas horas a internet que contém fake news, notícias horríveis, toxicidade e entre outras coisas ruins.
Não devemos ficar reféns de notícias contadas pela metade ou ficar alheios ao mundo que está fora da tela de um dispositivo com o propósito de nos alienar cada vez mais.
A pergunta que eu te deixo para refletir é: até que ponto você se deixa alienar?