Devido ao avanço cada vez mais rápido de novas tecnologias e formas de trabalho, estamos cada vez mais sujeitos a mudanças. Assim como muitas profissões já deixaram de existir, o futuro de outras pode estar ameaçado.
É natural que determinadas profissões deixem de existir, ao mesmo tempo que novas surjam conforme as necessidades de determinado período da história.
Estamos em uma época, onde as mudanças estão acontecendo de forma ainda mais acelerada e isso só se intensificou com a pandemia.
De acordo com estudos, a pandemia do Covid-19 acelerou em 5 anos o mundo digital e a tendência é esse avanço ser ainda mais rápido e constante.
É por isso que você deve ficar sempre atento a o que o mercado pede, para que não precise se manter em uma carreira que será extinta no futuro e sim, comece explorar novas oportunidades que realmente irão prosperar futuramente.
Conheça as profissões que deixarão de existir nos próximos anos.
Secretários
Em razão das tecnologias que já existem e das que estão por vir, é provável que secretários, recepcionistas ou assistentes deixem de existir em um futuro próximo.
Hoje, o fato de haver a possibilidade de recorrer para assistentes virtuais, pode simplificar e acelerar o processo de maneira significativa.
A tendência é que haja uma substituição cada vez mais recorrente desses profissionais por operações digitais.
Escritórios, hotéis e estabelecimentos do gênero, atualmente, podem acabar terceirizando esses serviços para empresas que operam o mesmo papel, de forma virtual.
Caixas de supermercado
Em diversos estabelecimentos no exterior, já é possível notar a automação do processo de pagamento e auxílio.
Dessa forma, o próprio consumidor pode registrar suas compras e pagar sem que precise de alguém para desempenhar esse papel.
Essas operações tornam-se vantajosas tanto para donos desses estabelecimentos, que economizam no pagamento mensal dos funcionários, como também para os consumidores, que podem agilizar o processo, de maneira mais prática.
Ainda que atualmente essas máquinas apresentem alguns problemas de software e limitações de pagamento, a tendência é que elas se desenvolvam nos próximos anos e sejam preferência nesse tipo de comercialização.
Ajudantes de restaurantes (Garçom)
Na China, por exemplo, já é muito comum ter robôs recolhendo os pratos dos clientes no dia a dia.
No Japão, as máquinas já ocupam lugares de recepcionistas e garçons, o que ainda não é uma realidade no território Angolano, mas pode vir a ser muito em breve.
Essa tecnologia que nos dias de hoje pode parecer fantasia, pode estar mais próxima do que imaginamos.
Motoristas e Pilotos
Assim como as demais profissões, motoristas e pilotos podem acabar sendo substituídos por automações tecnológicas.
A fabricação de automóveis e aviões com esse recurso, já está em desenvolvimento e a tendência é que seja aprimorada nos próximos anos.
Aeronaves, por exemplo, são controladas por sistemas computacionais ainda hoje. As ações humanas já são uma parte minoritária no processo, acontecendo primordialmente nas etapas de decolagem e pouso.
Inclusive, em relação ao caso de aviões, os testes com recursos 100% automáticos já foram realizados.
No que diz respeito a automóveis, tudo indica que em um futuro próximo, possamos comprar em lojas, carros 100% automáticos.
Intermediação como corretor(a) de imóveis (Micheiros)
Essa profissão, com o surgimento de aplicativos que conectam o lugar aos devidos compradores, já pode estar com os seus dias contados.
Ou seja, as partes que desejam fechar o acordo, já podem fazer isso sem a intervenção de uma terceira pessoa para isso.
Todavia, é provável que a partir disso, surjam novas profissões correlatas que possam desempenhar um serviço mais adequado aos novos tempos.
Um exemplo, é a pessoa que possa desenvolver um sistema para conectar compradores e vendedores de forma harmônica e no caso de haver qualquer problema, esse funcionário possa resolver.
Agora, eu quero saber o seguinte: você faz parte de alguma dessas profissões? Se a resposta for sim, quais serão os seus próximos passos?